Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Semana de prova dos filhos pequenos - Vamos ajudá-los?

Olá!

Hoje quero compartilhar com você minha experiência em relação aos estudos da minha filha, quero te contar como faço para ajudá-la na semana de prova. Ela está no 2º ano do ensino fundamental, ok?


(Isabella Leite - Minha filha)

A matéria deles é muito fácil, será?

Muita gente diz que é tudo fácil e todas as crianças tiram notas boas nessa idade,mas não é bem assim. Muitas crianças tem grandes dificuldades em aprender as novas matérias que são dadas, e a gente pode até achar tudo muito fácil e simples, mas pra eles não é, pra eles é tudo muito novo e a gente tem que saber respeitar e ajudar criando uma rotina de estudo, mostrando a importância de estudar, etc. Sempre com muita conversa.

Quantos dias de prova?

Bom, na escola em que minha filha estuda a prova dura cerca de uma semana, cada dia uma matéria, então , como eu comentei no post passado, sobre a rotina de estudo com os filhos, a gente tem que sempre colocá-los pra estudar um pouco, ler o que foi dado na aula e assim, no período das provas será mais fácil que a criança lembre toda a matéria.

Na semana das provas, aí tudo se intensifica, tem que estudar mais pra fazer a prova e obter bons resultados.

Chegou a semana de provas, como eu faço?

O que eu sempre faço e ler tudo junto com minha filha, dificilmente eu deixo ela sozinha com seus livros e cadernos e digo: Estuda aí que tem prova amanhã. Não faço assim, porque eu acredito que as crianças se distraem muito facilmente. Então eu estudo juntinho com ela. O que no máximo eu faço é pedir pra ela ler sobre a matéria da prova sozinha e depois eu faço perguntas e tiro suas dúvidas, se eu souber é claro! Não sei se fçao certo ou errado, ok? Estou passando a minha experiência pra você. Espero ajudar.

E o nervosismo?

Não costumo também deixar minha ilha nervosa ou ansiosa por causa das provas, acho que isso atrapalha muito. Não coloco nenhum tipo de pressão. Só converso com ela sobre a importância de estudar e tirar boas notas, afinal é importante mesmo. Quero que ela aprenda e possa ser uma pessoa cada dia melhor, em todos os sentidos.

Recado pra você:

Então, mamães e papais, me contem um pouco de como vocês fazem na semana de prova de seus filhos e vamos trocar experiências, afinal, esse é o intuito do blog, dar dicas e também quero muito que você participe deixando sua dica. Quem ler depois de você vai agradecer!!

Um grande beijo e até a próxima!!!

11 comentários:

  1. Meu filho tem passado por algumas dificuldades na escola! Tambem está no 2º ano. Textos muito complexos, contas muito difíceis .... enfim, eu estou tentando achar outra escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, realmente começa a complicar pra eles, são muitas matérias novas, tudo ao mesmo tempo! Espero que fique tudo bem pra ele, bjs

      Excluir
  2. Gatinhaaaa!!!! Adorei e lembrei como meu pai me ajudava nas minhas provas escolares, acho muito importante os pais participarem dessa etapa, mas hoje em dia os textos e os deveres estão ficando mais complexos né? deixa a maezona sem fala né? Parabéns pelo post!!! um beijão
    #ascariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é importante mesmo, os nossos filhos contam com a gente! bjs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu post! Sabe que eu sinto saudades de quando era pequena e meus pais me ajudavam a estudar. Era tão bom!

      #ascariocasby

      Excluir
    2. verdade.. é uma fase que deixa saudades, bjs

      Excluir
  4. Meu filho já tem 12 anos então já passei muito por isso.Antes por conta do trabalho eu pagava uma exlicadora pra ele pois ele ficava com minha mãe e ela não tinha como ajudar.Depois parei de pagar porque ele preferia estudar comigo mesmo quando eu chegava tarde e aqui estamos sempre juntos.Semana de prova é nossa semana.Eu estudo com ele antecipadamente e repassam os no dia anterior a matéria,Algumas com questionário e outras com exercícios.
    Hoje em dia ele está mais independente,nunca teve problemas com notas,sempre foi um dos melhores alunos da sala porém é muito ansioso e por isso requer uma atenção maior.
    Não consegui acessar pelo computador,assim que estiver normal venho visitar com mais calma porque no celular pra mim é complicado.bjs
    #ascariocasby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok. obrigada por dividir sua experiência conosco. Que bom que ele tá bem na escola. Fico feliz! bjs

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho já tem 12 anos então já passei muito por isso.Antes por conta do trabalho eu pagava uma exlicadora pra ele pois ele ficava com minha mãe e ela não tinha como ajudar.Depois parei de pagar porque ele preferia estudar comigo mesmo quando eu chegava tarde e aqui estamos sempre juntos.Semana de prova é nossa semana.Eu estudo com ele antecipadamente e repassam os no dia anterior a matéria,Algumas com questionário e outras com exercícios.
    Hoje em dia ele está mais independente,nunca teve problemas com notas,sempre foi um dos melhores alunos da sala porém é muito ansioso e por isso requer uma atenção maior.
    Não consegui acessar pelo computador,assim que estiver normal venho visitar com mais calma porque no celular pra mim é complicado.bjs
    #ascariocasby

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, é sempre um prazer conversar com você!